Em um condomínio, o síndico é uma peça fundamental, tanto para representar juridicamente as coisas que acontecem dentro do ambiente, quanto para administrar e resolver os problemas deste ambiente.
É o síndico (profissional ou morador), quem vai intermediar todo relacionamento com a administradora do condomínio e cuidar das demandas cotidianas dos moradores. Por isso, é desejável que, além de conhecimentos básicos de administração, seja uma pessoa disponível, comunicativa e de fácil relacionamento. Veja a diferença entre o Síndico e a Administradora de Condomínio.
Entretanto, para existir um síndico, é necessário uma eleição.
Sendo assim, como funcionam as eleições para síndico?
Em primeiro lugar, uma assembleia deve ser convocada exclusivamente para a eleição de síndico, no entanto, antes da eleição propriamente dita, é preciso ter candidatos para o cargo. O candidato pode ser escolhido dentro ou fora do condomínio, podendo ser pago para tal função – sendo os ditos síndicos profissionais.
Em outros casos, quando se é do próprio condomínio, é interessante que os condôminos procurem saber as propostas de cada candidato, além de conhecer os mesmos. Vale lembrar, também, que uma pessoa inadimplente não pode se candidatar para ser síndico do condomínio.
Após isso, então, começam as apresentações dos candidatos a síndico para a assembleia, sejam eles de dentro ou de fora do condomínio. Além disso, deve-se atentar para a presença de inadimplentes e inquilinos, visto que o voto deles não consta como válido (os inquilinos, no entanto, podem votar mediante procuração do proprietário!).
Então, após a aprovação das contas do ano anterior – que acontece na mesma assembleia que a eleição – a votação finalmente acontece. Depois de eleito, o síndico pode exercer o seu mandato por dois anos, ao término deste tempo, outra assembleia de eleição precisará ser convocada.
Depois de eleito, é importante que o síndico desempenhe um bom papel no condomínio, dando exemplos positivos para os moradores, sendo atencioso e, caso o local tenha condições, conte com a ajuda de uma administradora de condomínios, como Consilius, que oferece apoio integral ao síndico em seu mandato.
No comment yet, add your voice below!